Bitcoin

Bitcoin está mais descentralizado, diz estudo

O Bitcoin está cada vez mais descentralizado, disse a Canaccord Genuity Group, empresa canadense de serviços financeiros. O novo relatório da empresa diz que nenhum grupo de mineração controla mais de 20% do hash do bitcoin e que a medição da distribuição de hashrate confirma a maior descentralização da criptomoeda.

Segundo a Canaccord, em meados de 2014, o pool de mineração GHash.IO controlava cerca de 50% do total de hash de bitcoin, fazendo com que a maior criptomoeda por volume de mercado ficasse “vulnerável” a um potencial ataque de 51%. Esse ataque é aquele em que o hacker controla a maioria do poder de hashing e pode reescrever as transações.

Imagem comparativa de distribuição de hash rate entre 2014 e 2019

Em 2019, no entanto, nenhum grupo de mineração controla mais de 20% do hash do bitcoin, com cinco pools de mineração tendo de 10 a 20% e os restantes grupos controlando menos de 10% do total.

O aumento da descentralização do Bitcoin é um desenvolvimento “positivo fundamental”, disse a Canaccord. Para a empresa, o fator mais importante para o aumento da descentralização foi a “comoditização de chips de mineração de bitcoin, como avanços em ASICs [circuitos integrados específicos de aplicação] permitindo uma competição mais ampla pelas recompensas de mineração da bitcoin.”

O relatório também afirma ainda que a centralização do bitcoin, medida pelo Índice Herfindahl-Hirschman (HHI), caiu de 3.000 em 2013 para 1.200 hoje em dia. O índice HHI é usado para medir a concentração do mercado. Um HHI inferior a 1.500 é considerado um “mercado competitivo”, um HHI de 1.500–2.500 é considerado “moderadamente concentrado”, já um HHI de mais de 2.500 é considerado “altamente concentrado”, explicou a empresa.

ONDE COMPRAR  BITCOIN E CRIPTOMOEDAS:

Related posts

“Bitcoin valerá US$1 milhão em 2020”, diz John McAfee

Marcele Blanchart

Binance diz que Bitcoin chegou ao fundo do poço e que tendência é de alta

Marcele Blanchart

Blockchain da Bitcoin chega à marca de 400 milhões de transações

Marcele Blanchart

Mais carteiras de Bitcoin estão ativas nas últimas semanas

Marcele Blanchart

Hotel cinco estrelas na Suiça aceitará Bitcoin

Marcele Blanchart

Leave a Comment