Sem classificação

Bitfi e McAfee ganham prêmio de “Resposta ‘mais esfarrapada’ de um vendedor”

A Bitfi, fabricante de carteiras de hardware, recebeu este ano o Prêmio Pwnie de “Resposta ‘mais esfarrapada’ de um vendedor” (Lamest Vendor Response, em inglês). O Pwnie Awards é uma cerimônia de premiação anual que celebra as conquistas e os fracassos dos pesquisadores e da comunidade de segurança. O prêmio também contemplou John McAfee, presidente executivo da Bitfi e um dos maiores divulgadores da carteira “impenetrável”, que já foi hackeada.

 

O prêmio, que é concedido a fornecedores que lidam com uma vulnerabilidade de segurança da pior maneira possível, foi destinado à empresa com base nas controvérsias e erros que o fabricante de dispositivos se envolveu. Desde que sua carteira de criptomoedas foi revelada, cerca de dois meses atrás, a Bitfi e McAfee se envolveram em diversas polêmicas.

A principal controvérsia é em relação ao programa de recompensa criado pela companhia, que prometeu 250 mil dólares a quem descobrisse falhas na segurança do dispositivo. Apesar de grupos e indivíduos já terem provado vulnerabilidades na carteira “mais segura do mundo”, a empresa não reconhece seus erros e continua “como se nada tivesse acontecido”.

 

Entenda a história completa:

Durante o lançamento do dispositivo, John McAfee declarou que a carteira digital era impossível de ser hackeada, sendo a “wallet” mais segura do mundo. “De todos os métodos elaborados e sofisticados de hoje para tornar as carteiras seguras e fáceis de usar, certamente nenhum é tão épico quanto o da nova carteira Bitfi. Vários de meus concorrentes foram pioneiros em métodos inovadores para proteger chaves privadas, mas a Bitfi fez de tudo para garantir que a chave privada nunca possa ser obtida por meios ilícitos ”, disse McAfee na época.

“Em menos de cinco horas, minha nova carteira impenetrável Bitfi irá se esgotar novamente. O primeiro lote esgotou em apenas 22 minutos! Isso [a carteira] é anos-luz além de qualquer outra coisa e a maneira mais segura de armazenar suas criptomoedas. Vá para http://Bitfi.com”, diz post.

Como prova da confiança que Bitfi tinha em suas alegações de que a carteira era impossível de ser hackeada, a empresa começou um programa de recompensas que doava US$ 250 mil para quem conseguisse hackear a carteira e acessar os bitcoins pré-carregados. A polêmica começou quando um grupo reivindicou que havia acessado a carteira e a empresa não reconheceu.

 

O grupo OverSoft (@OverSoftNL), publicou no Twitter: “Pequeno update sem entrar em muitos detalhes sobre a BitFi: Temos acesso ao root, um firmware e podemos confirmar que a carteira BitFi ainda se conecta ao painel. Não há verificações no local para evitar que isso aconteça, como afirmado pela BitFi.”

Outras pessoas também já alegaram no Twitter ter acessado à carteira, como o jovem AbeSnowman que publicou um vídeo provando ter sido capaz de instalar um jogo na carteira. Apesar dos inúmeros posts e provas sobre como é possível hackear a wallet, a Bitfi e o McAfee menosprezam a relevância dos “ataques”.

O presidente executivo da Bitfi foi inflexível e disse que nenhuma dessas ações constituiu um ataque hacker bem-sucedido de acordo com os termos estabelecidos no programa de recompensas. “Usar a carteira como um componente em um player de vídeo não é um hack. Obter acesso root em um dispositivo sem memória não é um hack”, escreveu McAfee no Twitter, insistindo que o alguém só terá sucesso se conseguir obter os bitcoins da carteira.

Além disso, um porta-voz da empresa culpou seus concorrentes em uma declaração por e-mail ao site Hard Fork: “Por favor, entenda que a carteira Bitfi é uma grande ameaça para a Ledger e para a Trezor porque torna suas tecnologias obsoletas. Então eles contrataram um exército de trolls para tentar arruinar nossa reputação (o que é bom porque a verdade sempre prevalece)”.

As séries de respostas polêmicas e posicionamento nada profissional, fez com que os organizadores do Pwnie Awards, não tivessem nenhuma dúvida quanto a quem premear na categoria 2018 Lamest Vendor Response.

ONDE COMPRAR  BITCOIN E CRIPTOMOEDAS:

Related posts

Maior banco privado da Índia faz parceria com a Ripple

Marcele Blanchart

Marcele Blanchart

Netflix pode estar produzindo documentário sobre altcoins

Marcele Blanchart

Universidade da Paraíba inova e faz diplomas via blockchain

Marcele Blanchart

Exchange tokeniza ações de grandes empresas

Marcele Blanchart

Leave a Comment