Blockchain

Diretor da Petrobras Distribuidora enaltece tecnologia blockchain

Luiz Claudio Paschoal, assessor de projetos e diretor de operação e logística da Petrobras Distribuidora, revelou ser um entusiasta de blockchain. Ele afirmou que a tecnologia pode contribuir para uma maior transparência, assim como para redução dos custos de combustíveis no rastreamento da cadeia produtiva. Ele palestrou sobre a tecnologia no evento “Blockchain e a Transformação Digital”, que aconteceu em 18 de abril no no Cenpes (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello), Rio de Janeiro.

Paschoal falou que os contratos inteligentes e a blockchain são ferramentas muito importantes. Para ele, a blockchain pode trazer transparência da cadeia produtiva de combustíveis. Ele também contou que a tecnologia descentralizada pode ser utilizada na redução de gastos com auditoria, uma vez que todas as informações estariam armazenadas na rede. Tudo isso “por fim acarretaria no valor dos derivados de petróleo ao consumidor”, afirmou o diretor.

“A Distribuidora Petrobras teria todo esse rastreamento desde a origem da produção até o consumidor final”, disse.

Através da tecnologia, qualquer pessoa poderia acessar todas as etapas de produção dos combustíveis, por exemplo. Segundo o executivo, o rastreamento via blockchain garante a qualidade do produto: “Com blockchain se tem transparência. O cliente pode ver tudo, por meio do QR Code, trajeto daquela gasolina e escolher se quer abastecer naquele posto ou não. Isso facilita toda a autorregulação do setor”, explicou.

No que diz respeito ao transporte marítimo, a blockchain seria uma excelente ferramenta para o registro de documentos sobre o navio que está fazendo o serviço. O registro aliado ao uso do GPS pode reduzir a necessidade de negociações demoradas.

Além disso, contratos inteligentes podem poupar tempo das operações. Com a tecnologia blockchain e os contratos inteligentes, o processo seria mais eficiente, pois as operações já estariam registradas em um contrato inteligente.


ONDE COMPRAR  BITCOIN E CRIPTOMOEDAS:

Related posts

PewDiePie se une à plataforma de blockchain live streaming

Marcele Blanchart

Geladeira blockchain é criada e permite rastreamento de energia

Marcele Blanchart

SEC procura consultor jurídico especializado em criptomoedas

Marcele Blanchart

Facebook procura consultor blockchain

Marcele Blanchart

VISA procura profissionais de blockchain e criptomoedas

Marcele Blanchart

Leave a Comment