• Home
  • Aprenda
  • O que é Bitcoin? Entenda de uma vez por todas
Aprenda

O que é Bitcoin? Entenda de uma vez por todas

Bitcoin, entenda o que é.

O Bitcoin é uma moeda digital criada para possibilitar o pagamentos online de pessoa para pessoa sem a necessidade de intermediário. Seu criador, Satoshi Nakamoto, pretendia criar um sistema econômico alternativo totalmente digital e descentralizado, fácil de usar, rápido, barato e seguro.

A ausência do intermediário permite custos menores, você é o seu banco, além de viabilizar que qualquer um crie sua carteira para enviar e receber Bitcoin. Diferente de bancos e instituições que tem exigências e taxas para criação e utilização, não é qualquer pessoa que consegue.

O Bitcoin é uma rede sem fronteiras, ou seja, o país onde você mora não é relevante. É  uma rede global e não será mais caro ou demorado receber Bitcoin por morar em outro país.

Diferente das moedas fiduciárias, o Bitcoin tem regras claras para emissão de moedas. Elas ficam no código do seu programa que é aberto para qualquer um consultar e auditar. Há um limite de 21 milhões de Bitcoins, sendo que novas moedas são geradas a cada 10 minutos através da mineração.

Sendo assim, essa definição resolve o problema das moedas fiduciárias controladas por governos que por não terem regras e nem lastro podem ser emitidas quando e na quantidade que os governos quiserem gerando desvalorização da moeda em posse da população.

Outro ponto importante é a segurança que se dá através da criptografia gerada pelo software do Bitcoin, daí vem o termo criptomoeda, e da tecnologia blockchain que utiliza descentralização para fortalecer a segurança.

As regras de validação das transações também estão definidas no código do Bitcoin. A descentralização se dá pelo fato de qualquer um poder instalar e executar o programa, tornando-se assim um minerador da rede Bitcoin. Mineradores são responsáveis por validar e armazenar no blockchain os dados de todas as transações realizadas. Para exercer tal função são remunerado em Bitcoins.

A validação é feita aleatoriamente por diversos mineradores. Esses devem ter um consenso em relação a validade da transação. São milhares de máquinas compartilhando a rede Bitcoin, por isso é praticamente impossível hackear. Seria necessário invadir mais da metade da rede, seria caro e arriscado demais para valer a pena. Isso faz com que o Bitcoin seja a primeira forma de dinheiro que não pode ser falsificada

Em relação à privacidade, ao contrário do que se pensa, o Bitcoin não é uma moeda que garante o anonimato, mas sim uma moeda com pseudônimo. Na rede Bitcoin você é identificado pela sua carteira e não sua pessoa. Todas as transações ficam registradas para sempre no blockchain do Bitcoin com a identificação da carteira que enviou, da carteira que recebeu, o valor e data da transação.

O Bitcoin foi criado em 2009 por Satoshi Nakamoto, um pseudônimo utilizado, ninguém sabe ao certo quem é o real criador ou até se é um grupo de pessoas.

 

Related posts

Após um mês do fork, como estão o Bitcoin Cash ABC e o Bitcoin Cash SV?

Marcele Blanchart

Fim do Bitcoin Cash?! Saiba tudo sobre o update (FORK) e o surgimento dos dois blockchains diferentes

Marcele Blanchart

Uma breve história dos 10 anos do Bitcoin

Marcele Blanchart

O que é Ethereum? Tudo sobre a segunda maior criptomoeda

Rody Dio

1 comment

Houbi, OKex e DragonEX listam Decred (DCR) - CriptoQ 15 de junho de 2018 at 11:08

[…] O que é Bitcoin? Entenda de uma vez… […]

Reply

Leave a Comment